28 de outubro de 2014

O São Paulo se prepara para perder Rogério Ceni.

No adeus do maior ídolo: o Liverpool no Morumbi. Em fevereiro de 2015. Antes, ele quer a vaga na Libertadores e ser campeão pela última vez…



Rogério Ceni derrubou mais um recorde mundial na sua carreira ontem. Com o 3 a 0 contra o Goiás, ele se tornou o jogador com maior número de vitórias na carreira. São 614 jogos nos quais saiu vencedor em 1.173 partidas. Já é o goleiro que mais marcou, 123 gols. O atleta que foi mais vezes capitão de sua equipe. Lógico, quem mais atuou por um só time. Sua carreira de 17 anos no São Paulo é brilhante.

Ele é o maior ídolo da história do Morumbi. O presidente do São Paulo, Carlos Miguel Aidar, tentou várias vezes demovê-lo da ideia de abandonar o futebol já em dezembro. Ele deseja que pelo menos, o goleiro atue na Libertadores. Ceni se mantém firme. Não quer ceder.

Diante da negativa do jogador, o presidente só viu uma opção. Fazer uma despedida inesquecível. É fácil saber qual foi a partida mais prazerosa, a que não sai de sua retina. Que o faz sorrir de satisfação como um garoto, apesar dos 41 anos. A final do Mundial de 2005, contra o Liverpool.

Rogério Ceni foi o responsável pelo título. Ele fez diversas defesas fabulosas. Foi, de longe, a sua melhor atuação com a camisa do São Paulo. Seria inviável financeiramente o São Paulo trazer o atual time de Balotelli. Aidar decidiu que a despedida será entre os jogadores dos dois clubes que atuaram em 2005, no Japão.




Vale a pena dar uma recordada na escalação. Rogério Ceni; Fabão, Lugano e Edcarlos; Cicinho, Mineiro, Josué, Danilo e Júnior; Amoroso e Aloísio (Grafite). Reina; Finnan, Carragher, Hyypia e Warnock (Riise); Sissoko (Pongolle), Gerrard, Xabi Alonso, Luís Garcia e Kewell; Morientes (Crouch). O São Paulo venceu por 1 a 0, gol de Mineiro. Os treinadores eram Paulo Autuori e Rafa Benitez.

O departamento de marketing do clube já começou a contatar alguns jogadores do Liverpool. Eles estão sendo receptivos à ideia. Os problemas são as estrelas, Xabi Alonso no Bayern e Gerard, que continua no clube inglês. Sem eles, o Liverpool pode ganhar reforços do Milan da final de 93, como Papin. Raí e outros jogadores 'surpresa' também deverão ser convidados.

O São Paulo irá fazer uma reforma completa no gramado do Morumbi. Será entre dezembro e o final de janeiro. A tecnologia será a mais moderna usada na Europa. Por isso o jogo deverá acontecer apenas em fevereiro. A última partida oficial do São Paulo, se chegar à decisão da Copa Sul-Americana seria no dia 10 de dezembro. Se não conseguir, será contra o Sport, no dia 7 de dezembro, encerrando sua participação no Brasileiro.

O time entrará em férias imediatamente. Em São Paulo, os times terão 25 dias de pré-temporada. O campeonato estadual começará em fevereiro. A Libertadores do próximo ano teve uma semana de adiamento. Começará no dia 4 de fevereiro. O time de Muricy Ramalho, segundo no Brasileiro, tem grandes chances de classificação.

Aí é que está a esperança de Aidar. Rogério irá sair de férias. O dirigente acredita que, se o time mostrar força neste final de ano, o goleiro pode se animar ao menos para disputar a Libertadores. Há a esperança que ele perceba que tem capacidade física de seguir pelo menos até o final da competição sul-americana, onde sua experiência é considerada muito importante. O clube deixará a critério dele. Uma renovação de contrato será assinada assim que ele desejar.

Muricy Ramalho está descrente. E já avisou oficialmente o vice Ataíde Gil Guerreiro. Não deseja a contratação de ninguém para substituir Rogério. Que o clube invista em zagueiros para o próximo ano. Pelo técnico, Dênis merece a chance de ficar com a vaga. Pela paciência e empenho que teve na reserva do ídolo são paulino. Além disso, o treinador gosta muito do trabalho de Renan, contratado do Atlético Mineiro.

Aidar não vai brigar com Muricy ou Ataíde. Pelo presidente, o clube investiria na contratação de Jefferson do Botafogo. Não seria difícil tirar o jogador do Rio. Além dos botafoguenses estarem com dificuldades financeiras, ele está desgastado com a diretoria. Mas Carlos Miguel afirma a conselheiros que acata a opinião do treinador.


A tendência atual de Rogério Ceni é mesmo aceitar o jogo despedida. Ele está animado com seu desempenho neste ano. As dores no ombro e tornozelos já foram maiores. Mas acontece que ele empenhou sua palavra com a família, com a diretoria, garantiu pela primeira vez à imprensa que parará oficialmente este ano. Quer deixar saudades.

Se possível dar suas últimas contribuições ao São Paulo. Como retribuição a tudo que o clube fez na sua vida. Ajudar na garantia da Libertadores e, sonho maior, ganhar a Copa Sul-Americana. Parar com o título seria o desejo maior. Depois, sim. Estaria pronto para seguir sua carreira.


Aidar afirma que Ceni fará o que quiser no Morumbi. Trabalhar como dirigente no futebol. Servir de elo entre a diretoria e os jogadores. Melhor 'escudo' para proteger o time, inclusive da cobrança da imprensa, o São Paulo não conseguiria. Mas há a desconfiança que o goleiro deseja tirar pelo menos seis meses sabáticos. Ele viajaria para a Europa para se preparar. E assumir um novo desafio, virar treinador de futebol. Se desejar se tornar mais um auxiliar de Muricy, o caminho também estaria aberto. Só vai depender dele.


Mas enquanto não assume publicamente o que fará de sua vida, Rogério Ceni pode ter a certeza. O seu jogo dos sonhos se repetirá. Desta vez no Morumbi. Com vários personagens que estiveram no Japão em 2005. A camisa tricolor contra a vermelha do Liverpool que deu tanto trabalho, mas o consagrou internacionalmente. Com sua atuação espetacular.

Há a certeza de que o Morumbi estará lotado se a despedida se confirmar em fevereiro. Aidar pretende dar a arrecadação, ou pelo menos grande parte dela, ao goleiro. Como prêmio por tudo que fez pelo São Paulo. O presidente do São Paulo aposta na data de dez de fevereiro. Uma terça-feira sem futebol. Com a garantia que todos os holofotes estariam voltados ao maior ídolo da história do Morumbi...


O São Paulo se prepara para perder Rogério Ceni. O São Paulo se prepara para perder Rogério Ceni. Reviewed by Victor Leonardo on 11:28 Rating: 5

Featured Posts