12 de setembro de 2016
Coluna: Vamos falar de internet?
Por: Redação TUD SP
Bom, hoje o nosso assunto não é um assunto que digamos: nossa que novidade, e sim um assunto que já estamos quase cansados de falar; INTERNET.
Bom, hoje o nosso assunto não é um assunto que digamos: nossa que novidade, e sim um assunto que já estamos quase cansados de falar; INTERNET.
Hoje grandes empresas oferecem ótimos pacotes de internet banda larga, entretanto, não muito acessíveis ao nosso bolso. A NET que já foi considerada a melhor prestadora de serviços de banda larga com o Virtua, foi a primeira a trabalhar com Fibra Óptica em São Paulo, e sendo assim levando até o consumidor final uma internet de "qualidade". Por que usei aspas em qualidade? Porque simplesmente no Brasil não existe internet de qualidade. Comparado aos outros países, como Estados Unidos, Japão e alguns países da Europa, nossa internet é a mais porcaria que existe.
Bom voltando ao Brasil, parece que a operadora NET que já foi considerada a melhor prestadora, hoje é a empresa com mais reclamações no site Reclame Aqui e Anatel, pensa que é só você que passa maus bocados com a operadora? Que nada, pessoas famosas e figuras públicas também passam raiva. Dessa vez a vítima é Marcos Do Val, para quem não conhece, Marcos do Val, é membro e instrutor da SWAT, instrutor-chefe e fundador do CATI – Treinamento Policial, instituição de treinamento policial com atuação internacional, com unidades na Europa e EUA. Criador de táticas policiais especiais, hoje difundidas em várias unidades policiais ao redor do mundo. É Doutor Honoris Causa, pela faculdade da Florida nos EUA. Continuando...através de uma publicação em uma rede social, Marcos demonstra indignação e insatisfação com a empresa.
Na publicação Marcos diz que contratou 120MB da empresa e que ela está entregando menos de 1MB. Marcos também alega que foi enganado pela empresa e que tentou vários contatos no suporte e não consegue resolver o seu problema.
Segue a imagem da publicação abaixo:
Pessoal, vocês sabem que eu raramente posto aqui alguns descontentamentos meus, mas tudo tem um limite, não é? Contratei o serviço da NET banda larga de 120 Mega, pois nas propagandas dizia que era a mais rápida do Brasil. Pois bem, fui enganado! Estou ha uma semana ligando diariamente pra eles com o objetivo de sanarem esse problema, mas até hoje, nada! O que estou tendo de serviço na verdade é menos que 1 mega, como vocês podem ver.
É parece que ninguém foge dos problemas das prestadoras não é mesmo? Celso Portioli já teve problemas com a Vivo Fibra de 100MB em que estava apenas chegando a metade que era 50MB, foi postado no seu Instagram pessoal e dois dias depois retirado.
Bom chega de problemas, vamos falar do que está compensando assinar hoje. Quem mora em capitais é mais fácil ter acesso aos melhores serviços. Quem mora em São Paulo por exemplo mais especificamente na região central, já pode contar com os serviços da Vivo Fibra, Live TIM e NET Virtua, já quem mora mais afastado podem ter acesso a NET e a Vivo, porém não terá a acesso a Live TIM que por questões a se saber ainda está mapeando os locais para cabeamento de sua rede.
E essa Live TIM é boa? Funciona como?
A Live TIM é uma internet da TIM que funciona através da rede de Fibra Óptica, inicialmente ela está disponível apenas em São Paulo e Rio de Janeiro, mas é claro, não em todos os bairros.
Atualmente a TIM tem os seguintes planos:
35MB - 50MB - 70MB - 90MB - 1GB
Você pode consultar os preços no site deles:
A TIM foi a única operadora a não adotar o sistema de franquias, e por isso ganha mais credibilidade para quem procura uma internet rápida e ilimitada. A Live TIM também é considerada a melhor internet no ranking de qualidade da Netflix, assumindo o posto que antes era da GVT (hoje Vivo). Hoje a TIM está na frente no ranking, deixando todas as outras na rasteira. A NET que era considerada a melhor hoje está em 3º lugar atrás apenas da Vivo (antiga GVT) e TIM. A Vivo Fibra e Speedy SP estão em último lugar, talvez seja pelo traffic shaping praticado pela operadora.
Agora para quem mora no Norte e Nordeste do País até no Sul e Sudeste com exceção do Estado de São Paulo, tem os serviços da operadora Oi, o Oi Velox. O que eu não posso dizer muito sobre o serviço, pois, aqui em São Paulo não temos. Mas pelo andar da carruagem percebi muitas reclamações no que diz respeito a qualidade da operadora, haja visto que a operadora também não é uma das melhores. Cheguei ver a reclamação da falta de disponibilidade técnica, suporte técnico que não sabem nem quanto é 1+1, enfim sobre a Oi não tenho muito o que falar.
Franquias na internet:
Esta aí um ponto que eu queria chegar, bastante importante também tocarmos nesse assunto. Anteriormente apenas duas empresas praticavam a franquia na banda larga fixa, são elas a NET e a Oi. Após um período a Vivo resolveu adotar também, fazendo com que sua internet fixa passasse a contar com franquias, ou seja, usou e excedeu o limite, tem a velocidade reduzida ou cortada até a renovação no outro mês. Isso ao meu ver é uma falta de respeito para com nós consumidores, pois pagamos caro num serviço sem qualidade igual eu disse no inicio da matéria, e agora temos que ficar a mercê dessas operadoras?
Isso que a Vivo resolveu fazer não vou dizer que foi um tiro no pé, pois há locais que só possuem o serviço deles e por isso não estão ligando com os seus clientes, mas sim foi um total retrocesso. Ao invés da operadora evoluir com seus serviços, deixando-os mais atrativos no mercado, ela resolveu andar para trás e fazer isso. Lembrando que esse contrato estará vigente apenas para quem assinou o serviço depois de Fevereiro de 2016, clientes antigos manterão suas navegações ilimitadas. Não só a Vivo, mas a NET e Oi também, tudo bem que hoje elas só querem o nosso dinheiro e o serviço prestado que se dane, mas por pagarmos caro teríamos que ter pelo menos qualidade no serviço, coisa que dificilmente teremos aqui no Brasil, pois como as operadoras fazem o que querem e mudam as suas regras a qualquer hora, elas preferem focar mais na quantidade do que na qualidade, infelizmente essa é a realidade por aqui.
É isso! esse foi mais um Coluna TUD a respeito da Internet. Até uma próxima pessoal!
Coluna: Vamos falar de internet?
Reviewed by Victor Leonardo
on
15:50
Rating: